Av. Presidente Kennedy, 204, São Sebastião, Bezerros-PE.
Ligue: 81-99199.1095
leticiaxavier@imetcursos.com.br

Operador de Caixa

Home  /  Operador de Caixa
7

O Operador de Caixa é o profissional responsável por trabalhar com atendimento ao público com pagamentos, recebimento de valores, fechamento de caixa e emissão de notas fiscais. Está função atua em sintonia com o administrativo e financeiro.

 

OBJETIVO DO CURSO

O Curso de Operador de Caixa tem como objetivo preparar o profissional para atuar como Operador de Caixa e ter conhecimento nas áreas financeiras, atendimento ao cliente e, principalmente na parte operacional dos sistemas de frente de caixa.

 

 OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO

  • Executar de rotinas processuais de manuseio com numerário;
  • Realizar atividades de conferência e balancete diário do seu caixa;
  • Atender às necessidades do cliente e da empresa nas operações financeiras;
  • Entender o papel como colaborador da empresa;
  • Compreender e aplicar conceitos básicos de venda;
  • Motivar a socialização de atributos adquiridos através da educação e experiência;

 

PERFIL PROFISSIONAL

O profissional egresso do curso de Operador de Caixa do IMET CURSOS deve ser capaz de desempenhar as tarefas referentes ao cargo, tais como: execução de rotinas de manuseio e segurança, operação de equipamento necessário ao desempenho da função e realizar interações interpessoais de venda e promoção da empresa.

Profissão com código CBO do TEM n° 4211-25, Operador de Caixa, tem como descrição sumária: Receber valores de vendas de produtos e serviços; controlar numerários e valores. Dessa forma, ao concluir a sua qualificação profissional, o egresso do curso em Operador de Caixa, deverá demonstrar um perfil que lhe possibilite:

  • Registrar mercadorias vendidas;
  • Operacionalizar valores monetários;
  • Dominar os equipamentos eletrônicos de pagamento e os terminais de caixa;
  • Conferir o fundo de caixa;
  • Abrir e encerrar o caixa;
  • Manusear mercadorias e apoiar o setor de entregas;
  • Efetua estorno.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Conceituação de atendimento, cliente e atendente;
  • As técnicas comunicação e de atendimento;
  • Qualidade no atendimento ao público;
  • Aplicação de técnicas de atendimento adequadas a cada situação;
  • Operação de máquinas registradoras, calculadoras e leitura de código de barra;
  • Operacionalização de valores monetários;
  • Operações de abertura e fechamento de caixa;
  • Operações de cobrança;
  • Registro de valores de mercadoria;
  • Operação de estorno;
  • Direitos do consumidor;
  • Características do mercado atual;
  • A informática como diferencial de negócios;
  • Tipos de recebimentos;
  • Conhecendo a empresa, seus produtos, serviços e pagamentos;
  • Controle interno e fluxo de comandas;
  • Recebendo o Fundo de Caixa;
  • Registrando e cobrando as vendas;
  • Recebendo pagamentos;
  • Finalizando a venda e emitindo o cupom fiscal
  • Cancelando de cupom fiscal;
  • Efetuando procedimentos de sangria;
  • Lidando com a fiscalização de olho na satisfação do cliente;
  • Fechando o caixa;
  • Organizando os depósitos bancários;
  • Efetuando a leitura da memória fiscal;
  • Modelos de formulários;
  • Práticas operacionais.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, processo e prática. São Paulo: Campus, 2006.

MAXIMIANO, A. C. Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

OLIVEIRA, DJALMA DE PINHO REBOUÇAS DE, Estrutura Organizacional, Editora Atlas, 1ª Edição, 2006.

SANTOS, RUBENS DA COSTA, Manual de Gestão Empresarial, Editora Atlas, 1ª Edição, 2007.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Geral Básica.São Paulo: Saraiva. 5ª Edição,2009.

COGAN, Samuel. Custos e Preços – Formação e análises -São Paulo: Editora Pioneira, 2007.

DUTRA, Rene Gomes. Custos, uma abordagem prática. Textos e exercícios. 9ª Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2004.

FRANCO, José de Oliveira . Recursos Humanos: fundamentos e processos. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.

Operador de Caixa

Professor(es)
JARDIEL MOURA
Duração do Curso

06 Meses

Horário(s)

09h às 12h

14h às 17h

Recursos
  • Sala Climatizada
  • Projetor
  • Apostilas
  • Vídeos
  • Outros

Nossos Alunos

Aprendendo cada dia mais!

“Ótimos cursos com qualificações para o mercado de trabalho, estou cursando e aprendendo cada dia mais!”

Mércia Vieira

Ajuda na sua formação!

“O IMET Cursos é maravilhoso, ajuda na sua formação, é o melhor!”

Maria Josivânia

Resultado sempre positivo!

“Excelente equipe profissional na pessoa de Jardiel e Letícia, o Resultado é sempre positivo, super indico!”

Getúlio Valdemir

Muito ganho de conhecimento!

“Admiro a responsabilidade e o comprometimento que o IMET tem de atender os alunos, tirar dúvidas, reconhecer a evolução profissional de cada um, além de repassar o conteúdo de maneira satisfatória, muito ganho de conhecimento.”

Daniely Limeira

Altamente recomendável!

“Um Instituto altamente recomendável, com cursos excelentes para o desenvolvimento de uma carreira profissional.”

Deivson Santos

Uma excelente instituição!

“Sem dúvidas, uma excelente oportunidade para aqueles que desejam estar cada dia mais adquirindo novos conhecimentos, e desenvolver suas habilidades para estarem prontos para o mercado de trabalho. Uma excelente instituição, com altíssima qualidade de ensino. Recomendo a todos!!!”

Jonathas Rinaldo

Recomendo demais!

“Recomendo demais, façam parte desse instituto magnífico. Com certeza você não se arrependerá.”

Orlando Lima

Uma empresa dedicada!

“Uma empresa dedicada, com o melhor atendimento e desenvolvimento profissional de Bezerros, eu aprovo! O IMET também tem o melhor professor de ADM ! Cursos altamente bons, excelentes, muita qualidade no ensino! Parabéns!”

Wellington Silva

Super indico!

“Jardiel é um excelente profissional! Com ele você aprende muito rápido, super indico!”

Geovane Souza

Excelente curso!

“Excelente curso, de fácil entendimento e muito dinâmico facilitando assim o aprendizado. Super indico!”

Edvânia Silva

Uma empresa excelente!

“Uma empresa excelente! Que vem formando e qualificando pessoas para o mercado de trabalho, parabéns!”

Armando Santana